RSS

A escrita dos cálculos e as técnicas operatórias

   O livro A criança e o Número algumas questões levantadas pela autora, Constance Kamii, permanecem atuais e devem ser estudadas pelo educadores que trabalham com a Educação Infantil. Este livro aborda os processos envolvidos na construção do conceito de número pelas crianças e ajuda o professor a observar como elas pensam a fim de entender a lógica existente nos erros.
           
 Com propriedade, Constance defende que, diferentemente do que algumas interpretações indicam desenvolver e exercitar os aspectos lógicos do número com atividades pré-numéricas (seriação, classificação e correspondência termo a termo) é uma aplicação equivocada da pesquisa de Jean Piaget (1896-1980). Na realidade, o cientista suíço tinha preocupações epistemológicas e não didáticas. Sabe-se que as noções numéricas são desenvolvidas com base nos intercâmbios dos pequenos com o ambiente e, portanto, não dependem da autorização dos adultos para que ocorram.
     
Revista Guia Fundamental
CLIQUE AQUI
      Ninguém espera chegar aos 6 anos para começar a perguntar sobre os números.
            
O texto enfatiza que uma criança ativa e curiosa não aprende matemática memorizando, repetindo e exercitando, mas resolvendo situações-problema, enfrentando obstáculos cognitivos e utilizando os conhecimentos que sejam frutos de sua inserção familiar e social. 

Ao mesmo tempo, os avanços conquistados pela didática da Matemática nos permitem afirmar que é com o uso do número, da análise e da reflexão sobre os sistemas de numeração que os pequenos constroem conhecimentos a esse respeito.
            
Também merecem destaque algumas posturas que o professor deve levar em conta ao propor atividades numéricas, como encorajar as crianças a colocar objetos em relação, pensar sobre os números e interagir com seus colegas.

CLIQUE AQUI
Segundo Oscar Guelli, foi na Índia que aconteceu uma das mais notáveis invenções de toda a história da Matemática: o sistema de numeração decimal. 

Com esse sistema podemos registrar qualquer número facilmente usando apenas dez símbolos: 0  1  2  3  4  5  6  7  8  9.

Lendo o livro de Guelli aprendemos que tal sistema conta com alguns princípios para ter se tornado tão eficaz até hoje: Base 10 (agrupamentos de 10 em 10), é posicional ( a posição do algarismo determina seu valor), uso do 0 (zero) representando ordens vazias.

No entanto, foram os árabes que divulgaram a invenção dos hindus.  Isso aconteceu com o livro de al-Khowarizmi (de onde vem o termo latinoalgarismus, para nós "algarismos". Por isso, o sistema de numeração decimal é conhecido como Sistema de Numeração Indo-Arábico. 


O cálculo mental ajuda a compreender o sistema de numeração e as propriedades das operações. Muitas crianças são dotadas de uma inteligência lógico matemática e são capazes de resolver problemas matemáticos, fazer contas e falar a tabuada mais rápido do que outras que estariam usando uma calculadora por exemplo.

É importante estimular os alunos a usar a mente e o raciocínio lógico, mas não devemos nos esquecer que cada criança tem um necessidade diferente em cada disciplina e devemos respeitar o tempo destas. No dia a dia, nem sempre é necessário chegar ao valor exato ao final de uma conta. Na maioria das vezes, basta uma aproximação para tomar uma decisão: o dinheiro vai dar para comprar tudo o que preciso na cantina da escola? A quantidade de pacotes de cadernos vai ser suficiente para toda aturma? Arredondar pode ser útil em situações como essas.
CLIQUE AQUI

Reservar um tempo para o confronto das diferentes estratégias faz com que a criança analise outras maneiras de resolver as contas e se aproprie das que lhe parecem mais eficazes. Conforme os estudantes vão contando o raciocínio desenvolvido, você pode registrar as etapas no quadro para que o resto do grupo acompanhe. Diferentemente do que pode parecer, a escrita não é proibida no cálculo mental.






Universidade Anhanguera Uniderp
ATPS Professora Priscilla Basbamage
6° Semestre de Pedagogia - Novembro/2014
Ensinar

é a ARTE de reaprender

todos os dias


coisas que se pensava saber de cor!


KIRO MENEZES
Acadêmicas: 
DANIELA CAVALCANTE 3909722477
FABIANA VIANA  3926784168
NÁDIA DE SOUZA 3918764590
STEPHANE FRANSUELLE  3923761424
SUELI MARQUES  3935846475
THAYENNE ALONSO  3909724821
VALQUIRIA MENEZES  3932062430

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 leitores:

Postar um comentário

Estou te vendo aí!!!!

Estou te vendo aí!!!!
A CURIOSIDADE É O PRIMEIRO PASSO À FILOSOFIA